Tags

, , , , ,

A vida é realmente  um aprendizado, e até o metrô te da algumas lições.

Logo que cheguei aqui em New York fiquei fascinada com a possibilidade de não ter que depender mais de ninguém, quase ninguém, para me locomover (na época eu não tinha carta de motorista), já que o metrô possui nada mais que 3.000 kilometros de malha metroviária ligando quase todos os boroughs em NY, com a exceção de Staten Island, e o melhor funciona: 24 horas por dia. (ou como falamos aqui 24/7 twenty four seven).

Mas como tudo na vida as vezes a gente esquece de sua importância, e começa a só ver os problemas. Mas e preciso aprender com o que a vida te apresenta e meus dois grandes aprendizados no metrô em NY são:

Please Be Patient!  Don’t Give UP!

Lição # 1. Please Be Patient! (Por favor, tenha paciência!)

As vezes nos irritamos mais e mais com os pequenos detalhes:  o trem que não vem,  o trem que passa pela estação sem parar ou você que fica presa dentro do vagão por 40 mintutos, já que existe tráfego a frente… É claro que não é o trem em si que te deixa impaciente, mas quando você ouve aquela voz mecânica dizendo: “Please be patient”, a primeira reação é mandar a voz passear, mas é nao seria melhor ouvir e aceitar a “conselho”?

Afinal o que você pode fazer? Xingar, reclamar, fazer cara feia… Ou, melhor, você pode tentar tomar conta da situação e resolver ir a pé ou pegar um táxi até o seu local de destino, concordo … mas e quando o problema é que você está dentro
do vagão e o trem não se movimenta…, não existe nada naquele instante que (você) possa mudar, então, o jeito é seguir o conselho da moça da voz de secretaria eletrônica e: Ter Paciência! Nem sempre é fácil, eu confesso, mas se tiver um livro, ou um Ipad, Iphone ou um I qualquer destes, faça o tempo passar mais Prazeirosamente… , cuidado ao tentar puxar conversa pois New Yorkers são bixoss ressabiado hahahahaha,

Fica esperto para qualquer acontecimento no metrô aqui, e siga as instruções, mesmo se elas te disserem: Please be Patient!

Lição#2: Don’t Give UP! (Não desista!)

Usando o cenário acima, onde você teve aquele dia horrível no trabalho, brigou com seu chefe, sem contar os 25 minutos que você cozinhou na estação de metro e depois de ter sentado finalmente, você pensa:

“Amanha eu faço as
malas e vou embora!”

Parece que não mais existem mais forcas e nada vai da certo, e quando voce menos espera surge uma mensagem, pregada no display da
propaganda do show da Broadway, o qual você não tinha dado muita atenção antes,
que diz:

Nao desista!

As vezes fica difícil seguir em frente e superar as mazelas do mundo, mas: Don’t Give Up, e como uma vez vi num filme se você tiver que desistir (Give Up), Give Up Tomorrow (Desiste Amanha), e no dia seguinte, siga na mesma linha de pensamento!

Não, eu nunca liguei para a D. Teresa, mas agradeço a ela pelos recadinhos  que acabam sempre aparecendo nas horas certas.

DIREÇÕES NO METRÔ:

Mas agora vamos ao que interessa, como se orientar no metrô em NY.

De uma olhada no mapa abaixo, e você irá perceber que as linhas de trem são
identificadas por números e letras, cada qual com uma cor diferente. Veja também que no nome de cada estação existe uma indicação: uma bolinha branca mostrando os trens que farão paradas locais em todas as estações naquela linha. Preto, mostra os trens irão express, parando somente nas estações indicadas. Fique de olho para ver se o trem que você precisa vai realmente parar no seu destino.

NY Subway Map

TARIFA

Se você vai ficar na cidade por alguns dias adquira um MetroCard.A tarifa normal custa U$ 2,25 – $2.75 (2013), nao importando a distancia que você irá percorrer. Espero que tenham guardado os seus cartoes pois o metro esta cobrando $1.00 por cada cartao novo. O bilhete com viagens ilimitadas e a melhor pedida, 7 dias consecutivos agora custa $30.00 , e o mensal 30 dias $ 112 .Os seguintes vídeos mostram a estacão da 42, Times Square, onde eu dou algumas outras dicas do sistema de metrô, e como chegar onde voce quer.

Advertisements